jogando conversa fora sobre IlustraçãoQuadrinhos

O Homem é Bom?

18 de September, 2012

O álbum O Homem é bom? é uma das pérolas do quadrinista francês Jean Giraud, conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius. O álbum traz quatro histórias, todas com excelente qualidade narrativa e o traço inconfundivelmente maravilhoso do Moebius sim, ele merece elogios exagerados. A primeira história é O Homem é bom? (título do álbum). Uma história curta, mas muito expressiva: o personagem está sendo perseguido por monstros e tenta achar um abrigo. Ele sobe em uma pedra grande que acha no caminho, mesmo assim é encontrado pelos perseguidores. Eles o despem e pretendem devorá-lo. Um dos monstros arranca a orelha do personagem e mastiga. Em seguida cospe e o deixa em paz. Essa cena responde à pergunta do título desse álbum: O homem é bom? … me parece que não! A segunda história é: The Long Tomorrow, uma excelente trama policial.  Sua estética futurista inclusive já serviu de inspiração para alguns filmes. Esta é uma história mais longa e é dividida em 2 partes. A história é vivenciada pelo detetive particular Pete Club, que é chamado por uma bela moça para recuperar “objetos pessoais”. O resto da história você tem que ler, porque é realmente muito boa =D A terceira, O Universo é Pequeno, é uma reflexão profunda a respeito das relações que mantemos, as coisas que fazemos às pessoas, e nos esquecemos de que quão pequeno é o mundo e de como ele dá voltas… A ultima, Balada, é uma bela poesia, um tanto psicodélica. Reflete a respeito da esperança e da decepção. De modo geral todas as histórias trazem algo sobre a pergunta inicial do título, cada uma com uma reflexão diferente, contada de modo excepcional. Mais uma vez ressaltando o traço incrível do Moebius, que é um dos meus desenhistas preferidos e um dos mais geniais que já passaram pela história da humanidade não me culpem pelo exagero, ele é foda mesmo. Vale a pena conferir, é um álbum curto e é uma ótima oportunidade pra se conhecer o trabalho do Moebius.    

Comenta aí:

    Comentários:

  • Marãns à toa em 18/09/2012 - 00:24

    Nossa, que legal =DD

  • Calebe à toa em 20/09/2012 - 00:24

    Já estava demorando pra sair algum post sobre o Moebius! Putz, ele é o mais puro exemplo de um artista verdadeiro. Dono de uma imaginação sobrenatural e criativo ao extremo, ele sabia muito bem criar coisas fantásticas que expressavam suas idéias mais profundas e que ao mesmo tempo deixavam muito em aberto para que o leitor usasse também a sua própria imaginação… Fodástico!!

    Ah, eu gostei bastante da forma como você sintetizou cada uma das histórias do álbum. Uma pena ele já ter partido… Jamais terei a chance de cumprimentá-lo e pegar na mão que desenhou tantas coisas cabulosas!! Vale lembrar que dentre os filmes que chuparam muita coisa das criações visuais dele, está nada mais nada menos do que Star Wars… Phoda!!