jogando conversa fora sobre A vida, o Universo e tudo maisCinemaNerdicesNostalgia

5 Filmes sobre amizade

11 de July, 2015

A grande maioria das pessoas adora uma história de amor. Comédia romântica, drama romântico, aqueles que te fazem cair no chão de tanto chorar. Mas, sendo bem sincera, nunca me identifiquei muito com filmes sobre amor. Na verdade, os que me conhecem bem sabem que existem dois tipos de histórias que me emocionam mais do que qualquer outra coisa:  histórias sobre pessoas que vêm de origens humildes e conseguem alcançar grandes feitos e histórias sobre amizade.

 

Tenho que dizer que sou uma pessoa sortuda. Eu tenho os melhores amigos que alguém poderia querer e amizade pra mim sempre foi a coisa mais importante de todas. Quando o amor falhava, o que acontecia com muita frequência, meus amigos sempre estavam lá com uma porção de batata frita e mil motivos pra me fazer gargalhar. Eu sei que soa muito bobo, mas ao meu modo de ver, a amizade é a forma mais pura de amor. E pra completar o meu bilhete premiado da sorte, tive a maior felicidade de todas que é estar casada com meu melhor amigo.

 

E é por isso que hoje vou listar aqui alguns dos meus filmes preferidos sobre amizade. Esse são os filmes que mais me emocionaram até hoje:

 

Toy story

 

Esse é pra mim o filme absoluto sobre amizade. Por que? Sério, escuta essa música:

   

Toy Story fala sobre a amizade da forma mais simples. Muitas vezes a amizade vem de pessoas de quem a princípio você não gosta muito, mas com o tempo as diferenças se mostram pequenas diante do que vocês têm em comum. E afinal de contas essa é a maior beleza da amizade, você não precisa concorda com seus amigos, nem precisa ter a mesma opinião. Você não cresce como pessoa se estiver cercado de gente que tem a mesma opinião que você. Os amigos estão aí pra te mostrar que o mundo pode ser visto de outra maneira, pra te mostrar coisas novas e opiniões diferentes.

 

Goonies

  0153d3b3-0d68-4d55-8fa1-d8fff5b73813  

O maior dos clássicos dos filmes de aventura dos anos 80 e um dos filmes do meu top 5, o Goonies mostra aquela aventura que toda criança nascida nos anos 80/90 sonhavam em ter. Os 5 amigos partem em busca do tesouro de Willy Caolho e aprontam altas aventuras pra conseguir achar o tesouro, como todo filme de Sessão da Tarde tem de ser. Muito além dos piratas, mapas do tesourou, Sloths e trilhas sonoras de Cyndi Lauper, o que motiva a aventura em primeiro lugar é que as casas da vizinhança estão pra ser destruídas pra dar lugar a um clube de golf.  A amizade pode vir de pessoas muito diferentes de você, mas o que te mantém juntos sempre será aquilo que vocês tem em comum. Lutar por uma causa juntos, motivar o outro, ter alguém pra agarrar-se até a última esperança junto com você. Isso é algo que não se compra na fila do caixa do Carrefour. Sabe aquelas amizades que duraram muito pouco? A pessoas mudam, os interesses muitas vezes mudam e quando não se tem mais nada em comum, não se pode manter uma amizade. Mas sabe aquela amizade de muitos anos? Vocês mudaram, a vida mudou, mas aquilo que vocês tem em comum ainda está lá. Mesmo que a frequência dos encontros não seja mais a mesma, isso é o de menos. Quando vocês sentam pra conversar, o tempo passa rápido e você nem percebe.

 

Conta comigo

  conta-comigo  

Esse é um dos filmes queridinhos dos anos 80. Conta comigo (Stand by Me) tem o meu tipo preferido de narrativa, quando um dos personagens está contando sua própria história do passado, e aqui Gordie Lachance está recordando o verão de 1959, quando ele morava em Oregon e tinha treze anos. E como não poderia ser diferente, ele tem três amigos inseparáveis e o grupo mostra quatro diferentes tipos bem marcados de esteriótipos. Eles vão juntos em busca do corpo de um garoto da mesma idade que desapareceu poucos dias antes. O filme é baseado no conto O Corpo, de Stephen King quem diria. Se você não sabe que filme é esse, certamente vai se lembrar que na Sessão da Tarde passava um filme onde um grupo de garotos saía correndo de um lago cheio de sangue-sugas e um deles acabava com uma bem no fazedor de pipi. Essa é uma das cenas mais lembradas, além da cena onde eles são quase atropelados por um trem e a cena onde eles estão contando causos em volta de uma fogueira fumando.  Esse filme é acima de tudo sobre descobertas e auto conhecimento.  E mostra que os verdadeiros amigos estão sempre lá por você.

 

Antes de partir

  Análisis-Película-Ahora-O-Nunca  

Dois homens a beira da morte compartilham uma lista do que fazer antes de morrer (The Bucket List – titulo original) e nesse exato momento voltamos à premissa de ToyStory: uma pessoa completamente diferente de você pode ter mais em comum do que você imagina. As vezes um estranho consegue entender seus sentimentos de forma que pessoas muito próximas não conseguem. Pessoas próximas querem sempre te botar pra cima, e te dizer que tudo vai ficar bem. O estranho tem a coragem de te falar a verdade e te mostrar um ponto de vista que possivelmente você não queria ver.

 

Mary & Max

  H97ZQ  

De todos esses filmes, esse é o único que me faz chorar TODAS as vezes que assisto. Essa é uma animação de 2009 e na minha opinião de merda, não é nem de longe um filme pra crianças. Esse filme levanta discussões extremamente profundas que vão muito além da amizade por correspondência que os dois personagens desenvolvem. Às vezes você se torna amigo de alguém por acidente e essa pode ser a melhor amizade de todas. Você consegue lembrar de como conheceu aquele seu amigo que já te conhece há 10 anos? Pode ser que você nem se lembre de como vocês começaram a conversar, mas isso importa no fim das contas? Acho que não 🙂

Outro ponto é que nesse mundo onde todos caminham através das estradas da internet, as amizades à distância ter um significado muito mais real do que imaginamos. E não se trata de ter uma presença física do seu lado mas o modo como essa amizade faz você sentir-se a respeito de si mesmo.

 

Extra

Onde vivem os monstros

  Where the Wild Things Are  

Já teve amigos imaginários? Pra uma criança sem amigos, essa pode ser a melhor de todas as coisas. Eu tive uma dezena de amigos imaginários. Lembro de que eu era feia, gordinha e ninguém queria brincar comigo. Quando minha mãe insistia em me deixar brincando com as minhas primas elas faziam todo tipo de brincadeiras maldosas comigo. No final, eu estava sempre sozinha. História triste? Na verdade não. Eu tinha meus livros e meus amigos imaginários e isso foi o bastante pra que eu tivesse uma ótima lembrança dos meus dias de infância. Eu podia esquecer toda a raiva e angústia enquanto brincávamos juntos. Eles estiveram lá o tempo suficiente e necessário, assim como nesse filme. Baseado no livro do Maurice Sendak esse filme mostra que amigos não precisam nem ter uma forma humana, eles podem viver na sua mente e serem uma válvula de escape e te levarem pra um mundo onde você dita as regras.

Interessante é que o título do filme te faz uma pergunta e ao terminar de assistir você tem a resposta: Onde vivem os (seus) monstros? Estão todos aí dentro, e você sabe exatamente onde eles se escondem, ou melhor, onde VOCÊ os esconde.

 

Comenta aí:

    Comentários:

  • Maíra à toa em 09/09/2015 - 14:10

    amizade realmente é a coisa mais importante para nós. Eu amo filmes de comédia romântica, adoro chorar as vezes por isso, mas esse tipo de filme eu também adoro! óticas dicas, toy story, realmente não tem como não deixar de fora, filme lindo, com reflexões pra vida!
    Os goonies eu lembro bem pouco, mas só pela sua sinopse, já realmente tem a ver com a amizades, os outros filmes eu não assisti nenhum, ou não lembro quando passou na sessão da tarde 😀

    Eu também tinha amigos imaginários, acho que é tão normal, e tão bom sabe 😀
    gostei desse conte comigo, acho que deve ser bem legal! ótimas dicas mesmo ahah

    beijos :*

  • Maíra à toa em 09/09/2015 - 14:10

    amizade realmente é a coisa mais importante para nós. Eu amo filmes de comédia romântica, adoro chorar as vezes por isso, mas esse tipo de filme eu também adoro! óticas dicas, toy story, realmente não tem como não deixar de fora, filme lindo, com reflexões pra vida!
    Os goonies eu lembro bem pouco, mas só pela sua sinopse, já realmente tem a ver com a amizades, os outros filmes eu não assisti nenhum, ou não lembro quando passou na sessão da tarde 😀

    Eu também tinha amigos imaginários, acho que é tão normal, e tão bom sabe 😀
    gostei desse conte comigo, acho que deve ser bem legal! ótimas dicas mesmo ahah

    beijos :*